Arte e formação de professores
O objetivo deste trabalho é representar o surgimento e as transformações na história da dança, desde os seus primórdios até os dias atuais, ressaltando os pontos positivos e os benefícios da educação global, obtidas através da dança, demonstrando a importância da arte e porque a consideramos “filha do tempo”.
Para isso, lembramos que o surgimento da dança inicia-se ainda na pré-história, quando o povo primitivo fazia suas cerimônias batendo palmas e os pés no chão.
Logo, o surgimento da dança começou com os rituais religiosos celebrados pelos povos antigos, quando pediam favores aos seus deuses, agradeciam e honravam aos mesmos.
Com o passar do tempo, a dança conquistou espaço em outras sociedades, como em banquetes, nas festas em Roma, e nos jogos Olímpicos na Grécia.
Mais tarde, sofrendo grande repressão pela igreja a dança precisou ser deixada de lado, voltando a cena apenas mais adiante com novidades como o ballet.
No Brasil a dança recebeu influência de inúmeros outros países, criando uma afinidade de ritmos, como frevo, bolero, samba, salsa, entre outros.
Com base nos estudos propostos, fica claro que os benefícios da dança vão muito além de uma forma de arte, e sim como opção de lazer, meio de adquirir conhecimentos, forma de se comunicar com o corpo e como um meio de expressão.
Neste sentido buscamos entender o porquê a arte é considerada a filha do tempo, essa denominação é suposta, pois a cada época se cria uma arte que é única nesse momento histórico. Ou seja, a história esta inserida dentro de um contexto de tempo, pois a cada tempo específico vivia-se uma cultura naquela determinada sociedade.
Os artistas também produzem suas artes de acordo com a época, o tempo e o contexto histórico que estão vivendo.
A obra Mona Lisa de Leonardo da Vinci que foi iniciada no ano de 1503 e terminada no ano de 1506, é uma pintura a óleo sobre madeira de álamo e esta exposta no famoso Museu do Louvre na