Hidrologia
CAPITULO 8
Evapotranspiração: é o conjunto de dois processos: evaporação (processo de transferência de água liquida para o vapor do ar diretamente de superfícies liquidas) e transpiração (envolve a retirada de água do solo pelas raízes das plantas, o transporte de água através da planta até as folhas e a passagem da água para a atmosfera através dos estômagos da folha).
Algumas moleculas da agua liquida tem energia suficiente para romper a barreira da superficie, entrando na atmosfera, enquanto algumas moleculas de agua na forma de vapor do ar retornam ao liquido, fazendo o caminho inverso. Quando a quantidade de moleculas que deixam a superfície e maior do que a que retorna esta ocorrendo a evaporação.
Calor latente de evaporação: quantidade de energia que uma molécula de água liquida precisa para romper a superfície e evaporar e pode ser dado por unidade de massa de agua: 2,5010,002361Ts em MJ.kg-1. Sendo TS a temperatura da água, o processo de evaporação exige um fornecimento de energia, que, na natureza, e provido pela radiação solar.
Pressão ou concentração de saturação: quantidade de vapor de água que o ar pode conter é limitada.
A intensidade do fluxo de evapotranspiracao de uma area de vegetacao depende de fatores atmosfericos e da disponibilidade de agua. Entre os fatores atmosféricos destacam-se a radiacao solar, a temperatura do ar, a velocidade do vento e a umidade relativa do ar.
Fatores Atmosféricos que afetam a evaporação: temperatura, umidade do ar, velocidade do vendo e radiação solar. Radiação Solar: quantidade de energia solar que atinge a terra no topo da atmosfera, o processo de fluxo de calor latente é onde ocorre a evaporação e a intensidade depende da disponibilidade de energia. Temperatura: quantidade de vapor de água que o ar pode conter varia com a temperatura. Ar mais quente pode conter mais vapor, portanto o ar mais quente favorecer a evaporação. Umidade do ar: Quanto menor a umidade do ar,