DESCRIÇÃO DE CARGO
Segundo Aversa, cada pessoa é diferente na maneira como fica e se mantém motivada. “Ser competente nessa questão inclui conscientizar-se de que o gerente é responsável pela motivação, que todos são diferentes e que motivar exige múltiplas abordagens”, comenta.
Porém, alguns gerentes acreditam que os demais deveriam estar automaticamente motivados, pois consideram que a motivação já vem com o indivíduo. Outros ainda acreditam que todos deveriam estar tão motivados com o trabalho e com a empresa quanto eles mesmos estão.
Confira 10 dicas de Pablo Aversa para motivar os funcionários em uma empresa:
1. Elimine sua confusão sobre o processo de motivar os demais. Siga as regras básicas para inspirar as pessoas, conforme definido na literatura clássica. Comunique aos demais que o que fazem é importante. Agradeça. Ofereça e peça ajuda. Dê autonomia para as pessoas fazerem seu trabalho. Ofereça um leque variado de tarefas. Surpreenda os demais com trabalhos enriquecedores e desafiadores. Demonstre ter interesse na carreira delas. Adote uma atitude de aprender com os erros. Comemore os sucessos. Não permita que o fato de estar sempre muito ocupado faça com que se esqueça de reconhecer, comemorar, criticar ou mesmo enfatizar o que quer das pessoas ao seu redor.
Leia mais notícias em Na Empresa
2. Não aposte nos motivadores errados. De acordo com a pesquisa realizada por Rewick e Lawler, os principais motivadores no trabalho são: Desafio no trabalho; concretizar algo que vale a pena; aprender coisas novas; desenvolvimento pessoal e autonomia. Fatores como remuneração cordialidade, elogio ou ainda oportunidade de