formação geologica
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
CLAITON RITZEL; IVANILSO ROSA ; RICARDO ROSSI; VANESSA CERVELIN
TRABALHO DE GEOLOGIA
CONCÓRDIA
30 DE JUNHO DE 2014
31
1. Identifique quais foram geradas em ambiente fluvial e quais foram geradas em ambiente marinho e profundo.
FORMAÇÃO CATURRITA
Tem sua origem fluvial, apresenta marcada estratificação cruzada acanalada e tabular. A origem fluvial também resulta em significativa variação espacial na granulometria do arenito, identificada pelo contraste entre áreas de maior cimentação e coesão, com outras de maior condutividade hidráulica, É formada por siltitos, argilitos e folhelhos sílticos de cor cinza clara a escura, folhelhos pirobetuminosos, localmente em alternância rítmica com calcários dolomíticos de coloração creme, silicificados e, restritos níveis conglomeráticos.
FORMAÇÃO IRRATI
Foi considerada como depositada durante o Período Permiano Superior, segundo vários autores e com base em palinologia, no andar Kazaniano. Entretanto, num estudo mais recente, constatou-se, através de datação em zircão de camadas bentoníticas a idade de 278Ma ± 2,2Ma, Artinskiano (Cisuraliano), ou seja, Permiano Inferior . Ocorre nas regiões Sul, Sudeste do Brasil São Paulo e triângulo mineiro e nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Formação Irati e a sua deposição são controversas Schneider acredita que estas litologias representam um ambiente marinho de águas calmas, do que discordam Petri & Fúlfaro (1983), por falta de fósseis tipicamente marinhos, atribuindo para deposição desta formação um ambiente lagunar.
FORMAÇÃO RIO BONITO foi depositada num ambiente costeiro, formado por rios, deltas, baías e estuários complanícies de marés, ilhas de barreira e plataforma marinha rasa, numa época em que a Bacia do Paraná era um grande golfo do antigo supercontinente Gondwana. Este golfo estava aberto à sudoeste, para o antigo oceano Panthalassa. A