Formação Geológica do Japão...
O Japão está localizado no leste da Ásia, separado desse continente pelo Mar do Japão e envolvido também pelas águas do Oceano Pacífico. Estende-se no sentido sul-norte. É um arquipélago composto por milhares de ilhas, sendo quatro as principais e maiores.
Aspectos Naturais
A formação geológica do Japão é de origem vulcânica. Esse arquipélago é parte de uma cadeia montanhosa submersa que se estende pelo leste da Ásia. E está localizado próximo ao contato entre quatro placas tectônicas (Placa das Filipinas, Placa do Pacífico, Placa Euroasiática e Placa Norte-Americana). É importante citar que o Japão faz parte do círculo de fogo do pacífico, que é uma região no oceano pacífico de encontro de placas tectônicas, e é a área de maior instabilidade geológica. E o que causa, afinal, essa instabilidade geológica? A instabilidade geológica, gerada pelo movimento de placas tectônicas, dá origem aos chamados agentes internos do relevo, que são o tectonismo, vulcanismo, e abalos sísmicos. Portanto, locais situados em áreas de instabilidade geológica são mais sujeitos a ocorrência de terremotos e maremotos, decorrentes do movimento das placas.
Seu relevo é predominantemente montanhoso, especialmente no interior das ilhas. Em meio as montanhas encontramos pequenos platôs e, contornando as ilhas, encontram-se planícies litorâneas, geralmente estreitas. Nessas planícies concentra-se a maior parte da população e suas atividades econômicas.
Apresenta um clima predominantemente temperado oceânico, com as quatro estações bem definidas e moderado por influência oceânica, garantindo elevado índice de umidade. Nas elevadas áreas montanhosas registra-se o clima de montanha. Ocorrem variações ao norte e ao sul do arquipélago. Além disso, o norte é atingido por uma corrente oceânica fria, Oya-shio que torna a ilha de Hokkaido mais fria, com elevado número de dias com ocorrência de geadas e precipitação de neve. Ao sul, atua uma corrente oceana quente, Kuro-shio,