resumo
Instabilidade geológica : Primeiramente, é importante citar que o Japão faz parte do círculo de fogo do pacífico, que é uma região no oceano pacífico de encontro de placas tectônicas, e é a área de maior instabilidade geológica do globo. E o que causa, afinal, essa instabilidade geológica? A instabilidade geológica, gerada pelo movimento de placas tectônicas, dá origem aos chamados agentes internos do relevo, que são o tectonismo (formação de relevo), vulcanismo, e abalos sísmicos (terremotos e maremotos). Portanto, locais situados em áreas de instabilidade geológica são mais sujeitos a ocorrência de terremotos e maremotos, decorrentes do movimento das placas. E pra terminar, a curiosa pergunta: Por que que esse terremoto no Japão foi tão forte? O nível de intensidade dos terremotos depende da distância do local que ocorre na subsuperfície (hipocentro) e que reflete na superfície (epicentro). Quanto mais próximo estiver o hipocentro do epicentro, mais forte será o terremoto, e foi isso o que aconteceu nesse último terremoto no Japão.
ASPECTOS GERAIS O Relevo Japonês é 80% composto por Montanhas Jovens (período geológico) e 15% de Planícies litorâneas. A área é instável pois localiza-se numa região de Convergência de Placas tectônicas.
* Por estar no Círculo de Fogo apresenta constantes tremores de terra, terremotos, os quais variam de intensidade, e por isso a infraestrutura é melhor preparada. Mas podem ocorrer grandes catástrofes naturais como Tsunamis e Fortes Terremotos, com o de 2011 que geram grandes destruições e mortes.
* O solo é Fértil, pois é Vulcânica, porém devido à essa formação Geológica é pobre em Recursos Naturais, Minerais e Energéticos.
* A Hidrografia apresenta Rios de pequena extensão e de curso acidentado (por isso energéticos), os destaques ficam para os Rios Ishikari, Tone e Shinano.
* O Clima é Temperado Frio ao Norte e Subtropical no Centro-Sul, devido a latitude (Zona Temperada do Norte). Sofre