Aula 9 e 10-Capítulo 9- Estrutura Geológica e formação dos solos.
A crosta - é a camada rochosa mais superficial da terra formada principalmente de oxigênio e silício.
O manto - está abaixo da crosta, representa 83% do volume da terra e é composto principalmente por ferro, oxigênio, magnésio e silício.
O núcleo – é a parte central da terra, formada por ferro e níquel. A parte externa é líquida e a parte mais central é sólida.
Minerais
“Minerais são substâncias de ocorrência natural, sólidas, cristalinas, geralmente inorgânicas com uma composição química específica. Uma exceção é o mercúrio, que permanece líquido à temperatura ambiente”.
Os minerais são utilizados pelo homem desde o período Paleolítico, se intensificando durante a Revolução Industrial. Os minerais estão presentes em todos os lugares, são utilizados nos carros, nos computadores em uma série de objetos do nosso cotidiano. Os minerais diferem um do outro e podem ser identificados a partir de certas propriedades, como a forma, a transparência, brilho, dureza, etc.
Minérios
“É a designação que se dá a um mineral economicamente rentável e explorado comercialmente”.
Os minerais são divididos em metálicos, não metálicos e recursos energéticos fósseis.
Minerais metálicos: que contém em sua composição elementos físicos e químicos de metal, que possibilitam uma razoável condução de calor e eletricidade. Exemplos: Ferro, alumínio e cobre.
• Minerais não metálicos: minérios que não contém em sua composição propriedades de metal. Exemplos: diamante, calcário e areia, dentre outros.
• Recursos energéticos fósseis: minérios que contém em sua composição