ATPS Desenvolvimento Economico
Pode-se dizer ainda que o desenvolvimento econômico é um processo pelo qual a renda nacional real de uma economia aumenta durante um longo período de tempo.
Definição dos principais indicadores:
PIB - O produto interno bruto representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região durante um período determinado, é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Pode-se dizer que ele é a soma de todas as riquezas produzidas em um país.
PIB per capita – é um indicador tem como objetivo demonstrar o grau de desenvolvimento de uma região, e é obtido somando os salários de todos os trabalhadores e dividindo pelo numero de habitantes de uma região. Embora seja um índice muito útil, por se tratar de uma média esconde várias disparidades na distribuição de renda. Por exemplo, um país pode ter uma boa renda per capita, mas um alto índice de concentração de renda e grande desigualdade social. Também é possível que um país tenha uma baixa renda per capita, mas não haja muita concentração de renda, não existindo assim grande desigualdade entre ricos e pobres.
Índice de Gini - é uma medida de desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini. É comumente utilizada para calcular a desigualdade de distribuição de renda, mas pode ser usada para qualquer distribuição. Ele consiste em um número entre 0