Formação Geológica dos Planaltos Paranaense
Baixada litorânea
Apresenta-se como uma região habitada por falhamento marginal de um antigo nível do planalto paranaense. Este fenômeno geológico ocorreu provavelmente na era Cenozoica ou já no final da Mesozoica. Em tempos geológicos mais recentes (Pleistoceno) começou a elevação da costa submersa, comprovada pela areia de antigas praias, pelas colônias mortas de moluscos e pelos sambaquis.
Serra do Mar
A Serra do Mar é parte integrante da vastidão da barreira que serve de acompanhamento do litoral leste e sul do Brasil. É pertencente ao "Complexo Cristalino Brasileiro". A derivação das formas que a Serra do Mar tem hoje vem de uma diversidade de fatores: da resistência diferente das rochas, do falhamento do relevo e da sucessão das trocas de clima.
Primeiro Planalto
Começa junto à Serra do Mar, e estende-se até a Serrinha. O primeiro planalto paranaense resultou da erosão que o rebaixou de um antigo nível, e seus terrenos muito antigos, pertencem à era Pré-Cambriana.
O Primeiro Planalto, é conhecido como Planalto de Curitiba. É formado principalmente por rochas magmáticas e metamórficas
Segundo Planalto
Também conhecido como Planalto de Ponta Grossa, compreende a região ocupada pelos Campos Gerais.
Em sua formação geológica, predominam as rochas sedimentares da era Paleozóica. Também há no Segundo Planalto presença de carvão mineral.
Terceiro Planalto
Ocupa 2/3 de superfície do Estado do Paraná. Foi formado pelo derrame de rochas magmáticas e por depósitos de rochas sedimentares. Esse foi o maior derrame de lavas vulcânicas do mundo, que mais tarde originou a famosa terra roxa.