relevo paranaense
O estado do Paraná localiza-se no sul do país, sendo que sua área é de 199.314 km². Os limites do estado são os seguintes:
Norte e Nordeste – São Paulo.
Sul e Sudeste – Santa Catarina.
Leste – Oceano Atlântico.
Oeste – Paraguai.
Noroeste – Mato Grosso do Sul.
Sudoeste – Argentina.
O Relevo do Paraná é um domínio de estudos e conhecimentos sobre todos os planaltos e planícies do território paranaense. Cerca de 52% do território do Paraná encontram-se acima de 600m e 89% acima de 300 metros; somente três por cento ficam abaixo de 200 metros. O relevo e as macro estruturas geológicas paranaenses se enquadram da seguinte maneira: Partindo de uma compartimentação geomorfológica, temos cinco grandes compartimentos (indo de Leste a Oeste): Planície Litorânea, Serra do Mar, Primeiro, Segundo e Terceiro Planalto. Alguns autores colocam que a Serra do Mar seria o limite entre o 1º Planalto com a Planície Litorânea. O ponto mais elevado é o Pico do Paraná.
Baixada Litorânea
Apresenta-se como uma região habitada por falhamento marginal de um antigo nível do planalto paranaense. Este fenômeno geológico ocorreu provavelmente na era Cenozoica ou já no final da Mesozoica. Em tempos geológicos mais recentes (Pleistoceno) começou a elevação da costa submersa, comprovada pela areia de antigas praias, pelas colônias mortas de moluscos e pelos sambaquis. Ao longo da costa, em plena plataforma continental, aparecem alguns blocos de rochas mais resistentes, como as ilhas dos Currais, Itacolomi, Saí, Palmas, Galheta e a parte de rochas cristalinas da ilha do Mel.10 Duas regiões distintas caracterizam o litoral: a montanhosa e a baixada costeira.
A Região Montanhosa abrange morros isolados, algumas cadeias de morros e as encostas da Serra do Mar. Esta zona é constituída de rochas cristalinas onde predominam os gnaisses e os granitos.
A Baixada Costeira forma uma pequena planície constituída por depósitos sedimentares marinhos e terrígenos