Relevo Paranaense
O relevo paranaense em sua maior parte, forma-se de um vasto planalto suavemente inclinado em direção noroeste, oeste e sudoeste e é dividido em cinco grandes formas>Planície litorânea; Cerra do mar; Primeiro planalto; Segundo planalto e Terceiro planalto.
A planície litorânea é composta por rochas sedimentares e o relevo é bastante plano. É a região do litoral entre o oceano atlântico e a serra do mar.São destaques dessa região as cidade de Paranaguá, Antonina, Morretes, Guaratuba e Matinhos. Essa região pode ser dividida, em montanhosa ( Abrange morros isolados, algumas cadeias de morros e as encostas da Serra do Mar) e baixa costeira (Forma uma pequena planície, onde predominam areias e argilas)
A serra do mar é o conjunto de montanhas próximo ao litoral. Apresenta rochas metamórficas e igneas, como a gnaisse e o granito e são cobertas pela mata atlântica. As declividades são acentuadas, os pontos mais altos do Paraná se encontram aqui, sendo o principal divisor de águas que define as bacias paranaenses, bacia do Atlântico e bacia do Paraná. Nessa região esta localizada o ponto mais alto do paraná, chamado pico do Paraná, com cerca de 1900 metros de altitude.
O primeiro planalto ou planalto de curitiba é o mais alto e menor (em extensão) dos planaltos começa junto a serra do mar. O relevo é ondulado e a vegetação é a Mata das Araucárias. O primeiro planalto paranaense resultou da erosão que o rebaixou de um antigo nível, e seus terrenos muito antigos, pertencem à era Pré-Cambriana.O Primeiro Planalto, pode ser dividido em duas partes: zona norte ( apresenta relevo mais acidentado devido a a ação erosiva) e zona sul (suas formas são mais suaves e uniformes, a base do relevo é formada por granitos e gnaisses e na superficie por argila e areia).
O segundo planalto denominado também planalto de ponta grossa,é um compartimento de rochas sedimentares como o arenito que se depositaram ainda quando a América fazia parte da gondwana. compreende a