CONTABILIDADE
MERCADO FINANCEIRO
E DE CAPITAIS
Prof. Paulo Rogério de Lemos
Conteúdo da unidade
1. Mercado financeiro e de capitais
1.1 Conceitos Básicos de Mercado
Financeiro.
1.2 Noções de Ciência Econômica
2.
2 Moeda
3. Políticas econômicas do governo
4. Estrutura do sistema financeiro nacional
1. Mercado financeiro
O mercado financeiro e de capitais está permanentemente em constantes mudanças, pois depende da política econômica de um país – à qual influencia
-, o que afeta, direta e indiretamente, a vida das pessoas pessoas. Também chamado de sistema financeiro ou bancário, forma o conjunto de instituições e operações que promovem o fluxo de recursos entre os agentes financeiros. financeiros
É o mercado de demandantes e de fornecedores de fundos, em que os ganhos dos fornecedores são os juros pagos pelos demandantes.
1.1 Conceito básico do mercado financeiro
Agentes financeiros: são instituições, como bancos de investimentos, estabelecimentos comerciais e, corretoras de valores, entre outros, que realizam transações financeiras.
Demandantes: são os tomadores de recursos, os que os captam no mercado financeiro. Fornecedores: são investidores ou poupadores de recursos.
Os mercados financeiros básicos são: mercado monetário e de crédito, mercado cambial e mercado de capitais.
1.1 Conceito básico do mercado financeiro
O Mercado Monetário e de Crédito, envolve principalmente as transações com instrumentos de dívida (ex. empréstimo de capital de giro) ou de títulos negociáveis de curto e médio prazos (ex desconto de duplicatas)
(ex.
duplicatas).
O fluxo de recursos acontece por meio das transações entre as instituições financeiras e seus clientes.
Estes depositam recursos e fazem aplicações financeiras de curto prazo, enquanto outros captam empréstimos pelo mesmo período de tempo.
1.1 Conceito básico do mercado financeiro
OM
Mercado Cambial I l i operações de d C bi