RESUMO: QUEM MANDA, POR QUE MANDA, COMO MANDA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: POLÍTICA E LEGISLAÇÃO
PROFA: KÁTIA DE NAZARÉ S. FONSECA
NARA ELANE DA COSTA SOUZA
RESUMO: QUEM MANDA, POR QUE MANDA, COMO MANDA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA
MACAPÁ
2013
QUEM MANDA, POR QUE MANDA, COMO MANDA
Que coisa é a Política
Com base no texto o termo política na linguagem dos especialistas está relacionado com alguma forma de poder, fazendo com que o assunto ganhe maior complexidade. O autor enfatiza que, definir a política apenas como algo relacionado ao poder não chega a ser satisfatório, uma vez que o ato de poder é cheio de implicações. Dentro deste contexto, o autor mostra que é em ação se analisa o poder, ou seja, depende de cada situação.
O autor cita um exemplo usado pelos americanos, “o poder é a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas”, essa citação mostra que se a política está relacionada com o poder, e se ele de alguma forma alterar o comportamento das pessoas, mostra que o ato político possui dois aspectos: um interesse (que deseja ser praticado pela modificação pretendida) e uma decisão (imposta, consensual, de maioria, etc.). Neste sentido, a política mostra que os interesses são transformados em objetivos, os quais são conduzidos a formulação e tomadas de decisões eficazes.
É possível considera que o tema “quem manda, por que manda, como manda”, tem relação com a política, uma vez que mandar é decidir, é estabelecer ou até mesmo persuadir. A política apresenta aspectos de estudo e direção de interesses, com desígnio de conseguir decisões. A política esta pautada em todas as áreas: arte, ciências, filosofia e profissão.
Como a Política interessa a todos e a cada um De acordo com autor a política é de responsabilidade de todos, independente dos indivíduos que gostem ou não do termo, uma vez que ela está relacionada com atos de