Relevo do Paraná
Bruna Puczka Mioduski
Caroline Didika Coelho
Acadêmicas do 4º Período de Pedagogia
1. Tema: Geografia
2. Conteúdos: Relevo, Relevo no Paraná.
3. Introdução: Pedir para que os alunos recordem como são as ruas da cidade, se são planas ou se contém subidas e descidas. Sendo assim, podemos explicitar que nossa superfície não é plana, ou seja, ela possui relevo.
Desenvolvimento:
1º momento: o relevo é composto por partes que se sobressaem da superfície plana, sendo classificados em planaltos, planícies, montanhas e depressões. Essas partes foram configuradas por agentes internos: como vulcões, movimentos das placas tectônicas e abalos sísmicos; ou por agentes externos: como chuvas, ventos e a ação do homem sobre a superfície terrestre. Mostrar imagens de relevos e dos agentes que o configuram.
2º momento: o relevo paranaense está dividido em cinco regiões: Planície Litorânea; Serra do Mar; Primeiro Planalto ou Planalto de Curitiba; Segundo Planalto ou Planalto de Ponta Grossa; Terceiro Planalto ou Planalto de Guarapuava.
Conclusão: entregar aos alunos um mapa do relevo do Paraná e permitir que eles pintem e façam a legenda de seus mapas. Elaborar ao lado do mapa um gráfico com as alturas de cada região do relevo.
4. Objetivos:
Definir a composição do relevo;
Classificar o relevo paranaense;
Desenvolver e interpretar o mapa e o gráfico do relevo paranaense;
5. Metodologia: Auxílio do mapa e do gráfico elaborados, parcialmente, pelos alunos para uma melhor compreensão do conteúdo trabalhado. 6. Recursos: imagens, folha sulfite A4, lápis, atividade fotocopiada.
7. Referências:
Disponível em: http://www.significados.com.br/relevo/. Acesso em: 17 maio 2014.
PACIEVTCHI, Thais. Geografia do Paraná. Disponível em: http://www.infoescola.com/parana/geografia-do-parana/. Acesso em: 17 maio 2014.
8. Anexos:
Mapa Relevo do Paraná
GRÁFICO DO RELEVO NO PARANÁ (metros)
GRÁFICO DO RELEVO NO