Formação econômica do brasil- celso furtado
INTRODUÇÃO
Esboço do processo histórico da formação da economia brasileira
PRIMEIRA PARTE- FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA OCUPAÇÃO TERRITORIAL
CAPÍTULO I- Da expansão comercial à empresa agrícola
descoberta da américa: Reflexos das mudanças das atividades comerciais na Europa. Quebra do monopólio do comércio de especiarias veneziense por Portugal através das índias orientais. colonização: 1. defesa do território; 2. visão de descoberta de metais preciosos no interior(influência das colônias espanholas) 3. empresa agrícola: pioneirismo Português, insere a América de forma diferente no mercantilismo; gera lucro e, portanto, viabiliza a defesa sem custos para a metrópole(Portugal).
CAPÍTULO II- FATORES DO ÊXITO DA EMPRESA AGRÍCOLA
Experiência adquirida nas ilhas do atlântico com a cultura do açucar: 1. Técnicas de plantio 2. Desenvolvimento da indústria de equipamentos para engenhos Esses fatores baixam o preço e são os responsáveis pela quebra do monopólio veneziense, cujo produto importado do oriente possuia custo superior.
Penetração da região de Flandres no comércio intra-europeu. 1. Garante a manutenção de preços baixos pela maior oferta, com a inserção do produto brasileiro. 2. Financiamento: a) instalações produtivas; b) Importação de mão-de-obra escrava c) Refinação, transporte e distribuição/comercialização- monopólio holandes
Conhecimento de Portugal do mercado africano de escravos - captura Captura de negros, que eram considerados pagãos( D. Henrique, início do século XV)
CAPÍTULO III- RAZÕES DO MONOPÓLIO
Decadência da economia espanhola. A descoberta precoce dos metais preciosos não motivou-os a investir na produção agrícola ( açucar-Antilhas)
CAPÍTULO IV- DESARTICULAÇÃO DO SISTEMA
holandeses implantam indústria açucareira no