Resumo Formação Econômica do Brasil- Celso Furtado
CELSO MONTEIRO FURTADO
CAPITOLO I - FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA OCUPAÇÃO TERRITORIAL
COMPANHIA EDITORA NACIONAL, 32 EDIÇÃO, 2005, SÃO PAULO
RESENHADO POR PAULA MARQUES, 2º PERÍODO DE ECONOMIA.
Celso Monteiro Furtado foi um economista brasileiro e um dos mais destacados intelectuais do país ao longo do século XX. Suas ideias sobre desenvolvimento e subdesenvolvimento divergiam das teorias dominantes em sua época e enfatizavam o papel do Estando na economia, com adoção de um modelo de desenvolvimento econômico de corte Keynesiano. Celso Furtado é considerado o maior economista brasileiro da história, nesta resenha trataremos de fatores econômicos pela visão do tão renomado economista Celso Monteiro.
Tratamos da expansão comercial Europeia, esta em seu período áureo em pleno século XV, mas com a invasão turca, teve seu abastecimento foi privado de muitos itens e como solução para esse problema começaram a se utilizar da expansão marítima e se teve a descoberta da América.
Sobre a descoberta e colonização da América as metrópoles espanholas tinham como principio a colonização de exploramento, no qual a Espanha se destacou por encontrar mais rapidamente metais preciosos em seu território, posteriormente a Espanha usou seu usou sua riqueza para proteger as áreas mais rentáveis ou seja com mais metais preciosos de invasões.
Já Portugal de primeira não encontrou metais preciosos, apenas algumas feitorias para comércio de peles e madeira com os índios. No entanto as nações europeias pressionavam os reinos ibéricos com o principio de que Portugal e Espanha só, teriam direito as terras a que teriam devidamente ocupado, sendo assim Portugal utilizou-se da exploração agrícola com a Cana- de – açúcar, como fonte rentável da colônia e por seu êxito a produção brasileira passou a ser incluída no comercio europeu.
Como fatores de sucesso temos a técnicas de produção e suprimento da mão de obra, Portugal saiu na frente devido a situação