escolas
Utiliza o método da repetição de exercícios com exigências de memorização, valorizando o conteúdo dos livros, sendo a função primordial do professor o de transmitir conhecimentos disciplinares para a formação geral do aluno.
Esse método pedagógico se distingue pela sobrecarga de informações o que torna o processo de aquisição de conhecimento, muitas vezes automatizado.
No Brasil a escola tradicional surgiu em meados do século XVIII com os jesuítas e ainda se faz presente, em escolas Militares ou internatos que mantém extrema semelhança com esta escola antiga, destacando se pela quantidade de matérias e muitas vezes extracurriculares, nela também em geral os alunos dominam os principais idiomas, como francês, alemão e inglês.
PEDAGOGIA NOVA OU RENOVADA possui uma visão Liberal, progressivista e não diretiva surgiu no Brasil final do século XIX, mais precisamente em 1930.
Esta escola propunha-se em adequar as necessidades individuais de cada aluno ao meio e a promover novas experiências.
Tais propostas advêm de estudos apresentados por John Dewey (1859-1952) em: Aprendizado através da pesquisa individual, Homem e mundo, O produto é a interação entre eles.
A relação entre professor e aluno apresentava um clima psicológico democrático sendo o professor o auxiliar das novas experiências.
Foram os propulsores desse novo conceito de educação Franz Cizek (1925): Tcheco, libertar o impulso, Teorias: Psicologia Cognitiva, Psicanálise e Teoria Gestalt. Valorizando o método: Aprender experimentando, aprender a aprender e Piaget em a Teoria do Desenvolvimento
Através do ensino x aprendizagem busca desenvolver a inteligência, priorizando o sujeito, considerando-o e inserido numa situação social.
Victor Lowenfewld (1939) - EUA: Teorias