Metais
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO – UPE
ENGENHARIA CIVIL
METAIS
RECIFE,
MARÇO DE 2014
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO – UPE
ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 2
METAIS
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 2
ALUNO: RODRIGO GABRIEL AVELINO DE QUEIROZ PESSOA
TURMA: SS
Trabalho feito a pedido do professor da disciplina de Materiais de Construção 2, Profº Zeferino Colaço da Escola Politécnica de Pernambuco.
RECIFE,
MARÇO DE 2014
SUMÁRIO
1. Introdução
A utilização dos metais foi um dos fatos mais importantes na historia da humanidade. O primeiro metal descoberto foi o cobre, ainda na pré-história, no oriente médio. Com a descoberta deste material e posteriormente de outros metais foi possível desenvolver ferramentas mais eficientes que as de pedra. Com o uso do metal também foi possível fabricar a roda. Hoje em dia ele é encontrado em nossa casa (ex: torneiras, fechaduras, fios e cabos elétricos etc.), nos automóveis, nas embalagens de alimentos, e especialmente na construção civil.
2. Generalidades
Devido à sua plasticidade, os metais podem ser transformados em peças decorativas, elementos estruturais, portas, esquadrias, pisos, grades, entre outros.
Apesar de ser grande produtor e exportador de aço, o Brasil não possui tradição quando se fala no uso desse material na construção civil. Ao contrário do que acontece nos países desenvolvidos, onde a tecnologia para uso do metal desenvolve-se desde antes da virada do século - como a Torre Eiffel.
Os metais usados na arquitetura são aço e alumínio. O alumínio dá forma às esquadrias, janelas, portas, coberturas e fachadas; não sendo utilizado como elemento estrutural em função de seu custo elevado e de sua baixa capacidade de sustentação. Já o aço, além de esquadrias em geral, está presente também na estrutura, seja na forma de vergalhões - o