Formação economica do brasil celso furtado
Aluno: Vinícius Antônio Siqueira Ribeiro – Turma E
Capítulo l – Da Expansão Comercial a Empresa Agrícola
O início da ocupação das terras brasileiras foi suscitado pelas pressões europeias em cima de Portugal e Espanha. No início Portugal não se interessou muito pelas novas terras pois de início não foram encontrados metais preciosos, então começou um grande fato na história das novas terras, a exploração agrícola. Fato que acontecia de forma semelhante nas nações africanas e nas índias orientais.
O primeiro produto explorado foi o trigo entretanto os fretes eram muitos elevados em razão da insegurança no transporte a grandes distâncias a qual somente os produtos manufaturados e as chamadas especiarias do Oriente podiam comportá-los. Então, era fácil imaginar os enormes custos que teria de enfrentar uma empresa agrícola nas distantes terras da América.
É fato conhecido que coube aos portugueses a primazia nesse empreendimento. Se seus esforços não tivessem recompensados , a defesa das terras no Brasil iria ter se transformado em ônus muito grande e excluída a hipótese de antecipação na descoberta do ouro, dificilmente Portugal teria perdurado como grande potência colonial na América.
Capítulo ll- Fatores do Êxito da Empresa Agrícola
O primeiro produto com destaque foi o açúcar que além de ser importante por si só acabou incentivando o avanço técnico da produção de engenhos.
De início a produção de açúcar não conseguiu êxito, pois houve excesso de oferta, porém com a comercialização do produto com os holandeses os portugueses alcançaram o sucesso produtivo.
Os holandeses financiaram a instalação, a refinação e a comercialização de todo o processo produtivo. Entretanto para o sucesso do negócio foi necessário o emprego da mão de obra escrava.
Com o sucesso econômico, Portugal lucrava em dominar as terras americanas, por isso conseguiu dominar por muito tempo e avançar rumo ao