"Formação Docente e Profissional: Formar-se para a Mudança e a Incerteza” de Francisco Imbernón
O autor tem discute a profissão docente inicial e permanente do professor e a escola oferecendo elementos para abandonar o conceito de professor tradicional, cuja função primordial é transmitir conhecimento aplicando de forma mecânica. Ao longo do livro, coloca-se constantemente a importância do professor se adaptar ao ambiente que ele está trabalhando, de forma a mudar a sua forma de ensino e plano de aula sempre que for necessário, da necessidade da interação com os outros professores da instituição e com a comunidade.
O autor indica algumas saídas para a superação dos obstáculos da educação atual, onde os professores agem mais como reprodutores de cultura e conhecimento que outros desenvolveram, sem capacidade de criar conhecimento profissional. É colocado no livro, que o conhecimento profissional, só é consolidado com a prática que ocorre em um cenário complexo no interior das instituições, onde as situações problemáticas obrigam o profissional a elaborar e construir o sentido de cada situação.
Através do livro, pode-se ver a importância da formação inicial e continuada do docente frente a um mundo globalizado, de forma a evitar o individualismo, do envolvimento deste com a comunidade na qual está trabalhando, através processos de pesquisa/ação para melhor adequação do ensino, e a importância de se buscar continuamente mudar para melhoria da educação. Também se pode observar que não existe um tempo de formação determinado, pois este tempo varia de acordo com cada profissional e deve ser atualizada continuamente.
O livro se adequa perfeitamente ao momento atual da educação, destacando os principais problemas enfrentados pelo profissional docente e pelas instituições, sendo que em cada capítulo encontrou-se aplicações práticas do conteúdo e a importância das mudanças na forma de se trabalhar neste meio tão complexo que é diferente para