Projeto Politico Pedagogico
A experiência relatada a seguir retrata a prática pedagógica usada e aplicada pela professora Juliana Bearzi, do Colégio Estadual Tarquínio Santos, com os alunos de quatro turmas do 9º ano.
No mês de março de 2014, a professora resolveu inovar suas aulas de literatura implantando o projeto “Teatrando com a Literatura”, desenvolvido e idealizado por ela. A ideia surgiu a partir da vontade manifestada pelos alunos, de fazer coisas diferentes em sala de aula e de diminuir a timidez – característica predominante entre a maioria dos alunos envolvidos no projeto.
Toda quinta-feira, às 18h15, o grupo se reúne para por em prática o que discutiram e aprenderam em sala de aula e para realizar os ensaios. Desde que foi implantado, o projeto deu inúmeros resultados positivos, entre eles a melhora da desenvoltura dos alunos, o envolvimento e a cooperação na realização das atividades propostas.
A primeira ação do grupo foi uma apresentação para o Dia das Mães. Para essa atividade, a professora usou o poema “Para Sempre”, de Carlos Drumond de Andrade, como base para que os alunos criassem seus próprios textos a serem usados nas declamações e no miniteatro.
O grupo escolheu essa prática como exitosa, pois entende que ela alcançou os objetivos propostos pela professora e envolveu todos os alunos de modo voluntário, sem que houvesse nenhuma imposição. A prática pedagógica é exitosa quando ela cumpre seu papel, cujo entre eles está ensinar com inovação e de modo colaborativo.
"... papel de descobrir a teoria para ordená-la, fundamentá-la, revisá-la e combatê-la, caso seja preciso. Seu objetivo é remover o sentido pedagógico comum, para recompor o equilíbrio entre os esquemas práticos e os esquemas teóricos que sustentam a prática educativa". (Imbernon, 2000, p.59).
Em