Kika
O leite é um alimento natural e tem um valor nutritivo excelente, tem a maior concentração de cálcio que é essencial para formação dos nossos ossos, ele contribui para diversas funções como crescimento e função nervosa. Podemos transformar o leite em outro alimento, o queijo, assim diversificamos a nossa alimentação diária e melhoramos a qualidade nutricional.
O queijo é uma das formas mais antigas para conservar o leite, a formas mais simples para definir o queijo é como um produto fresco ou maturado, feito pela coagulação natural do leite ou pela ação das enzimas especifica, e depois separado do soro. É considerado um dos alimentos mais antigos da história, começando a milhares de anos a.C, porém suas descobertas há varias hipóteses quase todas relacionadas com o uso de recipientes de couro ou um recipiente feito de estômago de um animal, onde o leite era guardado e transportado. As enzimas presentes no couro ou no estômago provocaram acidentalmente a coagulação do leite. Este trabalho tem como objetivo falar sobre a produção de queijo, devido a sua importância como alimento, apresentando conceitos, além de informações de como obter o leite de boa qualidade até o produto final. Este assunto desperta grande curiosidade e interesse, e neste trabalho relato a definição, a origem, as características e a produção do queijo minas frescal.
O método utilizado nesse trabalho, de acordo com o procedimento técnico, foi à revisão bibliográfica, sendo um estudo desenvolvido através de material já elaborado e disponível na forma de livros, artigos científicos e revistas.
2. REVISÃO DE LITERATURA
Há varias história de como surgiu o queijo, mas não se sabe ao certo quando começou a elaboração acredita-se que foi entre 8.000 a.C quando começaram a domesticar mamíferos para ter fonte garantida de leite ou carne, até por volta de 3.000 a.C, não se sabe se foi na Europa, Ásia Central ou Oriente Médio.
Em épocas pré-históricas, antes que o homem pudesse