Kika
Curso de Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas
Teorias Sociais Contemporâneas
Aline Gabriela Ferraz de Oliveira
FICHAMENTO VIDA LÍQUIDA
ZYGMUNT BAUMAN
CAP. 5 – OS CONSUMIDORES NA SOCIEDADE LÍQUIDO-MODERNA
p.106 - 151
Legenda: * Resumo periódico * Possíveis relações com o texto e realidade
INTRODUÇÃO
p. 106-108
* Nesse capítulo, Bauman diz que a sociedade de consumo é tem em sua essência satisfazer os desejos humanos e que essa sociedade só terá fim, no dia em que todos os desejos forem realizados, ou seja, nunca, pois são infinitos e descartáveis. Além disso, ressalta que esses desejos começam com a necessidade e depois podem terminar como compulsão e/ou vicio e doença. Nossos desejos são infinitos, pois temos o consumismo como uma forma de busca de realização. E essas buscas são feitas através de promessas que são quebradas, frustradas e refeitas em todos os momentos da nossa vida social.
Para que as expectativas se mantenham vivas e novas esperanças preencham o vazio deixado por aquelas já desacreditadas e descartadas, o caminho da loja à lata de lixo deve ser curto, e a passagem, rápida. (BAUMAN, Zygmunt, 2007, p.108)
* Talvez a compra compulsiva seja uma prática de fugir dessas frustrações, pois só esquecemos-nos delas quando recomeçamos o processo, ou seja, consumindo novamente.
VIDA DE CONSUMO
p.109 -118
* De acordo com Bauman (2007) todos os seres humanos sempre foram consumidores e nossa preocupação com o consumo não é novidade, ele ressalta que o a modernidade acentuou esse consumo, ou seja, o excesso é característica da modernidade.
* Além disso, utiliza Durkheim para descrever que uma sociedade de consumidores não é apenas a soma total da população, mas uma sociedade que julga e avalia seus membros principalmente por suas capacidade e condutas relacionadas ao consumo.
* Síndrome consumista = excesso e desperdício.