genetica
Desde os tempos mais remotos o homem tomou consciência da importância do macho e da fêmea na geração de seres da mesma espécie, e que características como altura, cor da pele etc. eram transmitidas dos pais para os descendentes. Assim, com certeza, uma cadela quando cruzar com um cão, irá originar um filhote com características de um cão e nunca de um gato.
A genética é o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração (dos pais para os filhos).
Além de auxiliar na identificação de anormalidades cromossômicas, ainda durante o desenvolvimento embrionário, promove em caráter preventivo e curativo a utilização de terapias gênicas como medidas corretivas.
A maior colaboração para a genética atual foi dada pelo monge Gregor Mendel, através de seus experimentos com ervilhas e a proposição de suas leis (segregação independente), mesmo antes de se conhecer a estrutura da molécula de DNA.
CONCLUSÃO
A Genética é uma ciência que desperta grande interesse por tratar de temas que estão diretamente relacionados com a vida do homem. Enfatiza a evolução, a hereditariedade e o melhoramento. Muitos dos avanços da humanidade para o próximo milênio, certamente virão de descobertas e aplicações de princípios genéticos.
Apesar da motivação pelos temas abordados na Genética, o ensino de seus tópicos não tem sido tarefa fácil, talvez porque a genética abranja várias áreas e associa princípios probabilísticos e conceitos fundamentais de biologia. Mesmo entre os geneticistas, há grande diversidade de especialização, destacando as áreas de citogenética, mutagênese, evolução, genética molecular, quantitativa e de populações. Atualmente há disponibilidade de literatura ampla, a maioria bem ilustrada e com inúmeros exemplos em qualquer espécie de trabalho e, de forma mais abrangente, na espécie humana.