Formação do leitor literário
_________________________________________________________________________
Formação do Leitor Literário
A formação de leitores é um processo gradativo, que requer acompanhamento do professor em tempo integral, destinando espaço para a leitura, colaborando para que o aluno adquira o hábito de ler. A leitura de modo geral é de grande importância para o desenvolvimento pedagógico, psicológico e intelectual, mas acima de tudo para que o aluno compreenda melhor o homem e o mundo. Formar leitores que leem por prazer é o objetivo na busca por leitores.
Se detendo aos leitores literários é possível afirmar que o objetivo parte do pressuposto, além de ler por prazer, de ler como um exercício de liberdade e interação social, fazendo uso não só de obras que estimulem a subjetividade e reflexão, mas que também acordem com a faixa etária.
Neste processo o professor deve atuar como mediador, constantemente atualizado dos textos circulantes, leitor assíduo, e que goste do que faz, pois os alunos identificam um professor que não está à vontade com sua função ou não a domina.
Nos anos finais do ensino fundamental é necessário colocá-los em contato com obras canônicas da literatura brasileira e mundial, já no ensino médio a insistência será com as obras da literatura brasileira, consolidando o conhecimento com as mesmas, no sentido de ver a língua como objeto da cultura e patrimônio da sociedade, com o objetivo não de silenciar o presente, mas deste dialogar com o passado. Além disso, a literatura deve ser vista como um instrumento de socialização com os fatos históricos da sociedade.
A importância da literatura também está em colocar os alunos em contato com vários contextos sociais, ensinar-lhes o conceito de dialogismo entre os textos, e a sincronia e diacronia entre os mesmos; além de ser uma atividade individual, que proporciona prazer, liberdade de escolha, e estar suscetível a comentários escritos ou falados sem