Formaçao do Estado Romano vs o Grego
CENTRO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTORIA
HISTÓRIA ANTIGA II
Explicar porque os gregos não conseguiram unificar as cidades-estados num único Estado; enquanto isso aconteceu na Península Itálica, com Roma. Quais as razões em cada caso?
RESPOSTA:
Para poder compreender o motivo da não unificação em um único Estado na Grécia enquanto que em Roma isso foi possível, é necessário em primeiro lugar analisarmos o meio físico de ambas as civilizações e em segundo lugar, como isso influenciou o desenvolvimento das duas.
80% do território grego é montanhoso e desses, 90% está acima dos 1000m de altitude, separando assim as regiões, dificultando então a possibilidade de estradas entre as cidades, seu terreno é árido rochoso com poucos vales férteis. Sua área é dividida em Grécia Continental e Grécia Insular (224 ilhas). Por ter seu mapa muito recortado, o povo grego não conseguiu estabelecer fácil contato com os habitantes das outras partes gregas, tendo assim cada cidade-estado suas características próprias como: seu próprio sistema de governo, leis, calendário, moeda. Por essas e algumas outras diferenças, de vez em quando houve confrontos entre as polis. E o que as polis tinham de semelhante era basicamente suas origens, cultura e sistema econômico, porém Esparta tinha o seu modo econômico diferente de outros, como Atenas por exemplo.
Tratando agora de Roma, esta por sua vez, não é montanhosa, sua única cadeia de montanhas é a dos Apeninos que estende-se até o sul dividindo a Roma em duas partes, onde quanto mais para o sul menor a altitude dessa cadeia, não dificultando assim a comunicação entre os povos habitantes da Península Itálica, sendo posteriormente toda a península unida por meio de guerras.
Seus rios são navegáveis, enquanto que suas costas marítimas eram escassamente recortadas, inadequadas à navegação, diferentemente da Grécia que graças à sua costa recortada conseguiu desenvolver a