História
1º Bimestre – Grécia Antiga
Periodização da Grécia:
–
–
–
–
–
Período
Período
Período
Período
Período
Pré-Homérico (até XII a.C)
Homérico (XII a.C – VIII a.C)
Arcaico (VIII a.C – V a.C)
Clássico (V a.C – IV a.C)
Helenístico (IV a.C em diante)
Período Pré-Homérico (até XII a.C):
Período de formação da Grécia. É importante saber o nome das quatro tribos indoeuropeias que formaram a Grécia: Aqueus, que formaram a civilização Missênica; Eólios, que se espalharam entre as cidades; Jônios, que formaram Atenas pacificamente, mesclando-se aos povos pré-existentes; e, por fim, Dórios, formadores de Esparta. Dominação por meio de guerras, destrói tudo. Porém, tem o ferro: se cair um teste de “os dórios só trouxeram malefícios à Grécia, blábláblá”, é falso, porque tem o ferro, apesar de terem destruído muita coisa. Com a chegada dos Dórios, dá-se início ao Período Homérico.
Período Homérico (XII a.C – VIII a.C):
É conhecido como “Idade das Trevas”, porque os dórios destruíram quase todos os registros históricos da época e causou muitos a fugirem (1ª Diáspora Grega). Assim, pouco é sabido dessa época.
Econômico: predomínio do agropastoreio, voltado para a substistência (oikos), trabalho familiar. Social: Genos, os clãs, que são como famílias, liderados por um patriarca. No início, sem diferenças sociais, até que comece a degeneração do sistema gentílico (mais pra frente).
Político: No final do período, monarquia. O basileu, que tinha poderes supremos (juiz, comandante, sacerdote), era o “rei”. Além disso, a maior parte da população é excluída da política e tinha o Conselho de Nobres, que ajudava nas decisões.
No fim do período, os genos passaram a disputar entre si. Então, começou a haver guerras, diferenças sociais, genos com mais poder, gerando a monarquia. O conselho dos nobres tinha “mais poder” que o Basileu, porque as decisões dependiam do conselho. Com o tempo, nobres mandavam mais, assumiram