roteiro
Professora Muara 7°ano
1-Diferencie as duas formas de regionalizar o território brasileiro.
IBGE-Utilizadas nos programas do governo federal e para previsão do tempo. Foi feita com o objetivo para dar um ponto de partida para um estudo mais detalhado do território que possibilita-se maior conhecimento de suas características a fim de traça estratégias para o desenvolvimento nacional, porem aproveitando as características regionais.
Novos conhecimentos sobre características naturais do território acumulada pelo IBGE possibilitaram o estabelecimento de uma nova regionalização do pais foi adotado um meto de regiões homogenias-apresentam características semelhante tanto em aspectos físicos como sociais e econômicos (1970)
Norte 7 estados
Nordeste 9 estados
Centro-oeste 3 estados + DF
Sudeste 4 estados
Sul 3 estados
Amazônia Extrativismo (natureza)
Nordeste Parte de MG, parte MA e o resto do nordeste
Centro-Sul Centro oeste (partir do sul do MT mais sudeste) ''exeto norte de MG e sul ''
Aspectos físicos Econômicos, sociais e físicos
Regiões Geoeconômicas
2- Caracterize a região norte do pais de acordo com seus aspectos físicos (clima, relevo, hidrografia e vegetação).
CLIMA
Parte da região é cortada pela Linha do Equador, nessas áreas as temperaturas costumam ser elevadas, também a região norte caracteriza-se por ser muito úmida. Porém acontecem alguns fenômenos em algumas épocas do ano que jogam as temperaturas de algumas cidades para baixo.
RELEVO
O relevo dominante da Região Norte é a planície, chamada de Planície Amazônica, que fica localizada entre dois planaltos. Nas margens do Rio Amazonas (o maior e mais profundo do mundo) existem os Igapós, áreas que ficam inundadas a maior parte do ano, as Várzeas, inundadas em certos períodos de cheia e a terra firme, que não inunda. Ao norte da região, temos o Planalto das Guianas, onde encontramos algumas serras, localizando-se o Pico da