Formas de mercado
O estudo do mercado é o primeiro passo que se deve dar quando o abrimos uma empresa ou lançamos um novo produto, pois assim, é possível definir uma posição estratégica para vender e produzir.
Os elementos da estrutura do mercado incluem o número, a distribuição, o tamanho das empresas, condições de entrada, e a extensão da diferenciação de seus produtos.
O mercado de concorrência perfeita é aquelas onde pequenas fábricas produzem itens semelhantes sem a possibilidade de influenciar nos preços, pois produzem em baixa escala e podem ser substituídos.
Um mercado monopolístico é aquele onde as mesmas pequenas empresas produzem itens que diferenciados, modificando características, podendo assim ser identificado em qual empresa foi fabricado, com isso, os produtores conseguem fixar alguns preços.
O monopólio surge quando uma grande empresa domina completamente o mercado, podendo estabelecer o preço que bem entender, dentro de limites cabíveis.
O mercado de oligopólio caracteriza-se pela união de algumas produtoras de grande dimensão que produzem o mesmo item e acordam um valor, clientes e regiões.
[pic]
Acima foram apresentados os tipos de mercado que tem como referência a quantidade de produção e produtos, já os dois tipos de mercados a seguir tem como principal características os compradores.
O mercado monopsônio tem apenas um comprador no mercado, é o caso inverso do monopólio e é considerado como competição imperfeita, pois os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta. Quando há mais de um comprador o mercado é chamado de oligopsônio. Esses dois tipos tem poder no mercado, devido ao fato de influenciar no preço alterando a quantidade comprada.
Visto as diferentes formas e variações do mercado, podemos concluir que a competição sempre será necessária, pois alinha os interesses do comprador e do