Forma de mercados
As várias formas de mercado dependem fundamentalmente de três características principais: número de empresas que compõe nesse mercado, tipo de produto e se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas a esses mercados.
As principais estruturas podem ser classificadas como:
■ Monopólio (mercado vendedor) e monopsônio (mercado comprador)
■ Oligopólio (mercado vendedor) e oligopsônio (mercado comprador)
Monopólio e Monopsônio
O monopólio ocorre no mercado vendedor quando estão presentes as seguintes circunstâncias:
■ presença de uma única empresa atuando;
■ inexistência de substitutos próximos para os bens que o monopolista
Produz.
■ existência de elevadas barreiras à entrada de novas empresas decorrentes dos seguintes fatores:
Controle de um insumo ou recurso escasso.
Domínio tecnológico.
Economias de escala.
Em economia, a concorrência ou competição monopolística é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passíveis de concorrência.
Já o monopsônio ocorre no mercado comprador quando há apenas uma única empresa compradora de um determinado produto e, nesse caso, o preço acaba sendo por ela determinado.
Oligopólio e Oligopsônio
O oligopólio representa uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio. É formado por poucos vendedores que competem entre si e que detém algum poder de mercado, ou seja, capacidade de afetar o preço por meio de ações individuais.
É a única estrutura de mercado em que as firmas levam em conta as ações dos concorrentes na tomada de decisões. Isso acontece porque há uma relação de interdependência entre elas: o lucro não depende somente das próprias ações, mas também das ações dos concorrentes. Empresas oligopolistas podem competir via preços ou quantidades.
O oligopsônio ocorre no mercado comprador. Caracteriza-se pela existência de poucas empresas compradoras, determinação