Dendrologia
Unidade Universitária de Ipameri
Graduação em Engenharia Florestal
Sistemática Vegetal
ANGIOSPERMAS
Professor: Ismael
Acadêmica: Natália Cássia de F. Ferreira
Ipameri – Goiás – Brasil
Maio - 2014
Introdução
As angiospermas são o grupo mais diversificado, qual sua principal característica é a presença do fruto envolvendo a semente. Dividem-se em diferentes clados (magnolídeas, monocotiledôneas e eudicotiledôneas) quais possibilitam a diferenciação das diversas famílias pertencentes às angiospermas.
Cerca de 257.000 espécies atuais, as plantas com flores constituem grande parte da diversidade das plantas verdes, das plantas vasculares e das plantas com sementes (JUDD 2009).
A família Anacardiaceae geralmente é conhecida por suas espécies frutíferas, dentre elas a manga. Em Manguifera e em Anacardium há a produção de um pseudofruto. Em algumas espécies, sua propagação se dá por estaquia a partir de segmentos de raiz ou caule.
A família Rutaceae é amplamente distribuída e existente em todas as regiões brasileiras, as rutáceas são mais comumente conhecidas por espécies do gênero Citrus representado pelas frutas cítricas como: laranja, tangerina, toranja, limão. Há o Pilocarpus, representado pelo jaborandi, da qual é extraída a pilocarpina utilizada na oftalmologia.
A família Malvaceae são ervas, subarbustos, arbustos, lianas e árvores, com canais mucilaginosos e indumento constituído, normalmente, de pelos ramificados ou escamosos.
O estudo comparativo das flores das espécies das diversas famílias integrantes da subclasse poderá oferecer um bom exemplo da evolução sofrida pelos diversos órgãos (BARROZO et al., 2002).
Objetivo
O objetivo da aula prática foi a identificação das espécies de angiospermas.
Materiais Os materiais utilizados para aula prática foram as plantas, lupa microscópica e a chave taxonômica.
Métodos
A aula prática foi realizada no laboratório Interdisciplinar