AP II formas de mercado
Faça uma pesquisa sobre as Formas de Mercado, abordando Oligopólio, Monopólio, Competição Monopolística, Monopsônio e Oligopsônio.
Na economia as formas de mercado descrevem os mercados e seus componentes, definindo a capacidade e a possibilidade de se operar tais em concorrência ou não no mercado. O estudo das formas de mercado avalia o tamanho e a capacidade que tem uma empresa para deter poder de mercado e definir o preço de um produto homogêneo. Às vezes as condições para deter o poder de mercado são restritas, existindo muito poucos mercados com o pleno poder. Para isso existem algumas estruturas de mercado, como oligopólio, monopólio, competição monopolística, monopsônio e oligopsônio, que podem servir como ponto de referência para avaliar outros mercados no mundo real.
O oligopólio caracteriza-se pela existência de um pequeno número de empresas que produzem o mesmo produto, que pode ser diferenciado ou não, o preço é o resultado do acordo que se estabelece entre as empresas que, por vezes, dividem entre si clientes e regiões, existe também uma concorrência extrapreço mediante a diferenciação do produto, propaganda e serviços especiais. Exemplos de indústrias oligopolísticas no Brasil e no mundo: indústrias de alumínio, cimento, eletrodomésticos, automóveis, entre outras.
O monopólio caracteriza-se pela existência de uma única empresa, onde não há concorrentes nem produtos substituídos. O produtor detém o domínio total do mercado, com chance quase nula de entrada de outra empresa no mercado, podendo estabelecer o preço que desejar, dentro de certos limites.
A competição monopolística caracteriza-se pela existência de um grande número de empresas que produzem produtos diferenciados. Pode haver concorrência extrapreço por meio de marcas, patentes, serviços, crédito e propagandas. É de certa maneira um tipo de monopólio com concorrência.
O monopsônio caracteriza-se pela existência de um único comprador para o produto, embora possa haver um