Atomos x ions
O átomo é a menor partícula em que se pode dividir um elemento e que, ainda assim, conserva as propriedades físicas e químicas desse elemento.
No seu estado natural o átomo possui o número de prótons igual ao número de elétrons.
Um íon é um átomo que ganhou ou perdeu um ou mais elétrons. O íon é negativo quando ganha elétrons, e positivo quando perde. Resumindo, podemos dizer que os íons se classificam em dois tipos:
* ânions - São íons negativos, pois nesse caso o número de elétrons é maior do que o de prótons, ou seja, o átomo ganhou elétrons. Os íons negativos (íon-) possuem alto nível de energia que penetra no cabelo criando efeitos benéficos. As maiores concentrações de íons negativos estão na natureza.
* cátions - São íons positivos, pois nesse caso o número de elétrons do átomo é menor do que o de prótons, ou seja, o átomo perdeu elétrons. Os positivos (íon+) são prejudiciais à saúde do cabelo. São encontrados na poeira, fumaça, nos resíduos químicos e em outras substâncias tóxicas.
A ionização é geralmente alcançada pela aplicação de elevadas energias aos átomos, seja através da aplicação de uma alta voltagem elétrica ou por via de radiação de alta energia.
Como atuam os íons no tratamento dos cabelos?
O atrito do pente com o cabelo, e o ar quente dos secadores convencionais, cria a eletricidade estática, positivamente carregada. O secador que emite íons negativos neutraliza a eletricidade estática e fecha a cutícula dos cabelos, pois quebram as moléculas de água em finas partículas, possibilitando que elas penetrem nas cutículas abertas dos fios, energizando, reconstituindo e hidratando os cabelos de dentro para fora, dando um aspecto brilhante e macio, proporcionando maior maleabilidade. Chapinhas ionizadas não quebram e ressecam os fios como as comuns.
O uso de secadores e chapinhas com íons negativos acabam com aqueles fios que arrepiam e grudam no pente. Para um resultado eficaz, é aconselhável o uso