Ciencia dos Materias
Os arranjos de átomos e íons desempenham papel importante na determinação da microestrutura e das propriedades de um material. Esta aula tem os seguintes objetivos: •a- explicar a classificação dos materiais com base em arranjos atômicos/iônicos; e
•b- descrever os arranjos em sólidos cristalinos considerando redes, bases e estruturas cristalinas.
1-Ordem de Curto Alcance X Ordem de Longo
Alcance
Nos diferentes estados da matéria podemos encontrar quatro tipos de arranjos atômicos ou iônicos.
Sem ordem: Nos gases monoatômicos-Ar- os átomos ou íons não possuem não possuem arranjo ordenadopreenchem os espaços aleatoriamente.
Ordem de Curto Alcance: O arranjo espacial dos
átomos se estende apenas aos vizinhos mais próximos de cada átomo. Molécula de água no vapor possuem ligações covalentes entre os átomos de hidrogênio e oxigênio- 1 átomo de hidrogênio para 2 átomos de oxigênio, formando ângulo de 104,50. Mas estas moléculas não mantém um arranjo constante.
Ordem de Longo Alcance: Característica apresentada pela maioria dos metais e ligas, assim como semicondutores, cerâmicos e alguns polímeros. O arranjo atômico espacial estende-se a distâncias bem maiores (acima de 100 nm). Ao átomos ou íons desses materiais formam uma grade regular, repetitiva e tridimensional- são os materiais cristalinos.
Um material policristalino é composto por várias pequenas regiões com diferentes orientações espaciais- grão. As fronteiras entre estas pequenas regiões que apresentam diferentes orientações são chamadas contornos de grão.
Micrografia de um aço inoxidável policristalino mostrando grãos e contornos de grãos
•Pode-se detectar e medir a ordem de longo alcance em materiais cristalinos utilizando técnicas como difração de raio X.
2-REDES, CÉLULAS UNITÁRIAS, BASES E ESTRUTURAS
CRISTALINAS
Rede - conjunto de pontos denominados pontos de rede, dispostos segundo um padrão periódico, de modo que a
vizinhança