Ciencias Dos Materias
Os materiais inorgânicos e não metálicos, predominantemente as cerâmicas são compostos formados entre elementos metálicos e não metálicos para os quais as ligações Inter atômicas ou são totalmente iônicas ou predominantemente iônicas tendo, porem alguma natureza covalente. O termo “cerâmica “ vem da palavra grega keramikos que significa “matéria queimada” indicando assim que as propriedades desses matérias são atingidas através de um processo de tratamento termino r alta temperatura chamado de cozimento.
Os matérias mais importantes dessa categoria eram denominados “cerâmicas tradicionais”, ou seja aquela para quais a matéria prima são argila; os produtos considerados cerâmicas tradicionais são as porcelanas usada em louças, porcelana, tijolos, telhas, azulejos e vidros e as cerâmicas de alta temperatura.
Uma nova geração dessas matérias foi desenvolvida e o termo “cerâmica” tornou um significado mais amplo, esses novos matérias possuem um efeito considerável em nossa vidas, as indústrias de componentes eletrônicos, de computadores, comunicação, aeroespacial e um gama de outras indústrias dependem desses matérias.
Estruturas Cerâmicas
As cerâmicas são compostas por pelo menos dois elementos, as estruturas cristalinas são em geral mais complexas dos que aquelas para os metais. A ligação atômica desses materiais varia desde puramente iônica até totalmente covalente, muitas cerâmicas exibem uma combinação desses dois tipos de ligação sendo o nível do caráter iônico dependente dos eletronegatividades dos átomos.
Estruturas Cristalinas
Tanto o estado cristalino quanto o estado não cristalino são possíveis nos matérias cerâmicos. As estruturas cristalinas para aqueles matérias onde a ligação atômica é predominantemente iônica são denominadas pela magnitude da carga e pelo raio década tipo de ion.
Cerâmicas Cristalinas:
No caso das cerâmicas cristalinas a deformação plástica ocorre como nos metais pelo movimento de discordância uma razão para dureza