1menir Caverna E Cabana

627 palavras 3 páginas
Introdução à História da Arquitetura – capítulo 2

Menir é visto como elemento simbólico desde os anos pré-históricos são rochas, pedras gigantes e até mesmo árvores cravadas verticalmente no solo, mas que continham um significado para um povo. É um tipo de arte arquitetôni9ca, e os primeiros não tinham finalidade de abrigo, porém hoje temos exemplos de menir que além de serem significativos para tal lugar, também servem para abrigos comerciais públicos, como por exemplo, a torre Eiffel em Paris.
As primeiras cavernas a serem utilizadas foram as naturais, na qual o homem se abrigava para se proteger da chuva, do sol, e também para descansar, foram as primeiras habitações humanas e nelas eles também costumavam desenhar para fins estéticos e elementos simbólicos. No período neolítico as cavernas começaram a ser feitas pelo homem, e havia dois tipos as totêmicas e as funerárias.
Nesse período o homem estimula sua fé e passa a ter preocupação com os corpos dos mortos para uma vida posterior, desse modo, começam a construir lugares para a conservação dos mesmos, podendo estes serem feitos de grandes pedras cobertas por terra e terem até mesmo corredores de entrada e falsas abóbadas. Outro tipo de caverna criada foram as totêmicas, e estas serviam para adoração às crenças, eram construídas também com essência simbólica embaixo da terra ou sob o céu. Bons exemplos de cavernas são a caverna de Altamira, esta é totêmica e tem conservado um conjunto de desenhos e símbolos importantes da pré-histórica, e outra importante é o templo sagrado de Hatshepsut no Egito, uma caverna funerária.
Em um período onde a era glacial cessou um pouco, o homem podia sair mais da caverna ir para mais longe sem ter que se preocupar tanto em ter para onde voltar, assim começou a construir abrigos temporários e improvisados chamados cabanas com os elementos que encontrava na natureza. Diferente das cavernas, as cabanas não eram construídas embaixo da terra, e desse modo podem ser comparadas com

Relacionados