CIENCIA DOS MATERIAS
SANDY ZIBETI PORTUGAL
FELIPE AVILA
GUILHERME HUSS
MAYKSON RODRIGUES
NILTON DE SORDI NETTO
CIENCIA DOS MATERIAS
Londrina
2014
1 – Fazer um desenho da estrutura resultante
2 – Citar 3 materiais que possuem esta estrutura.
Estrutura cristalina cúbica de faces centradas (CFC) : Possui uma geometria cúbica, com os átomos localizados em cada um dos vértices e nos centros de todas as faces do cubo. Ex. cobre, alumínio prata, ouro...
3 – Pesquisar os dados desta rede:
- Numero de átomos por célula. Tal estrutura apresenta 02 (dois) átomos por célula.
- Fator de empacotamento. O calculo do fator de empacotamento é feito da seguinte forma: (Nº de átomos x Volume dos átomos) / Volume da célula unitária. Neste caso obtemos o fator de empacotamento em 0,68.
4 – O que é parâmetro de rede?
A partir do conceito de estrutura cristalina, onde, é possível descrever um conjunto de posições atômicas, iônicas ou moleculares repetitivas, surge o conceito de célula unitária. Uma célula unitária é definida como a menor porção do cristal que ainda conserva as propriedades originais do mesmo. Através da adoção de valores específicos associados às unidades de medidas nos eixos de referências, definidos como parâmetros de rede, e aos ângulos entre tais eixos, pode-se obter células unitárias de diversos tipos. Em meados do século passado, o cientista francês A. Bravais propôs que o estudo das estruturas cristalinas poderia ser elaborado com a utilização de sete sistemas cristalinos básicos.
5 – Quais foram as dificuldades em realizar esta tarefa?
A dificuldade que encontramos em realizar esta tarefa foi alinhar com precisão para demonstrar com maior exatidão como se formam as moléculas que na natureza se faz de forma perfeita.