Formas de Estado, Formas de Governo e Sistema de Governo.
As páginas a seguir tratarão sobre as Formas de Estado, Formas de Governo e os Sistemas de Governo. Assim, o primeiro tema irá especificar a configuração do Estado Simples, que gira em torno de um poder central; assim como o Estado Composto, que subdivide-se nos seguintes tópicos: União Pessoal (relativa à união entre soberanos em Monarquias), União Real (quando dois Estados decidem obedecer ao mesmo soberano, porém mantêm suas instituições); União Incorporada (que trata-se da fusão entre Estados afim de formar um “novo”) e irá ainda esclarecer sobre o modelo das extintas Confederações. As Formas de Estado explicarão também o Estado Federal e sua caracterização que se dá aqui resumidamente por: “É um Estado de Estados”.
As Formas de Governo, por sua vez irão aludir as definições de Aristóteles, Maquiavel e Montesquieu na busca por uma conceituação do pensamento político, versando sobre as formas normais e anormais de se governar, buscando um apanhado geral sobre o tema. A terceira e penúltima parte, de divide ainda em Parlamentarismo (como um sistema de governo representativo) e Presidencialismo (sistema que busca, por sua vez, empregar as ideias democratas e de liberdade e igualdade de Montesquieu e defender a soberania popular). A conclusão de dá por uma reflexão sobre os temas abordados e faz uma breve análise entrecortada com a realidade brasileira.
É objetivo desse, explanar de forma rica e conceitual, apesar de resumida, acerca dos temas propostos pelo Prof. Dr. Vinícius Soares de Campos Barros, na matéria de Teoria Geral do Estado e Ciência Política.
A metodologia utilizada fora a pesquisa bibliográfica, enriquecida com fontes buscadas na internet.
FORMAS DE ESTADO
Por formas de Estado, entendemos a maneira pela qual o Estado organiza o povo, o território e estrutura o seu poder relativamente a outros de igual natureza (Poder Político: Soberania e Autonomia), que a ele ficarão coordenados ou subordinados. A posição