Formas de controlo social
1.2) Formas de controle social:
O controle social aparece em todas as situações sociais de formas variadas e imprevisíveis. Exemplos: O olhar reprovante de um garçom para um cliente mal vestido, a risada irônica e comentário de um professor ao corrigir a prova de um aluno, quando o filho leva uma bronca dos pais ao voltar bêbado para casa; a perseguição do assaltante por policiais armados; a espionagem informática que procura descobrir terroristas que preparam um ataque contra uma embaixada.
O objetivo comum é adaptar a conduta do indivíduo aos padrões de comportamento dominantes.
1.2.2) Controle positivo e negativo
Dependendo do tipo de atuação, os meios de controle podem ser positivos ou negativos.
O controle negativo consiste na reprovação de determinados comportamentos através da aplicação de sanções. Pode ser uma sanção leve, grave, de caráter intimidador ou de coação. Ex: Advertência dada ao aluno pelo diretor da escola; condenação de 20 anos de reclusão por pratica de homicídio.
As sanções negativas tem o efeito de coação para o infrator e de intimidação para os demais.
O controle positivo consiste em premiar e incentivar o ''bom comportamento'' ou persuadir os indivíduos por meio de orientações e conselhos (sanções positivas). O controle pode ser gratificador, orientador ou persuasivo. Ex: Um prêmio ao melhor aluno da classe, que incentiva o mesmo e serve como exemplo aos demais (recompensa); os comunicados ao publico divulgados através dos meios de comunicação em caso de epidemia (orientação); as advertências sobre o consumo do tabaco que se encontram nos maços de cigarro