Formas burocrática das organizações
O presente resumo tem o objetivo de demonstrar as origens da Teoria da Burocracia na teoria administrativa. A teoria da Burocracia desenvolveu-se ao redor da década de 1940 em função da fragilidade e parcialidade da teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas que não possibilitava uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais; da necessidade de um modelo racional capaz de ser aplicado a todas as formas de organização e não somente às fábricas; ao crescente tamanha complexidade das empresas que exigiam modelos organizacionais mais bem definidos e por fim ao ressurgimento da Sociologia da Burocracia descoberta pelo filósofo Max Weber.
FORMA BUROCRÁTICA DE ORGANIZAÇÃO
O termo latino burrus, usado para indicar uma cor escura e triste, teria dado origem à palavra francesa bure, usada para designar um tipo de tecido posto sobre as escrivaninhas das repartições públicas. Daí a derivação da palavra bureau, primeiro para definir as mesas cobertas por este tecido e, posteriormente, para designar todo o escritório.
A um ministro do governo francês do século XVIII, Jean-Claude Marie Vincent, Seigneur de Gournay (1712-1759, economista), atribui-se a criação do termo bureaucratie, para se referir, num sentido bem crítico e debochado,todas as repartições públicas. Assim, "burocracia" é um termo híbrido, composto pelo francês, bureau (escritório) e pelo grego, krátos (poder ou regra), significando o exercício do poder por funcionários de escritórios.
Nas últimas décadas, no Brasil e no mundo, o termo burocracia adquiriu fortes conotações negativas. É popularmente usado para indicar a proliferação de normas e regulamentos que tornam ineficientes as organizações administrativas públicas, bem como corporações e empresas privadas. Mas, este conceito, em diferentes períodos históricos, já possuiu outros significados.
O termo "burocracia" surgiu na segunda metade do século 18. Inicialmente foi empregado apenas para