formalização
-Representa o uso de regras em uma organização.
Formalização Máxima: possui um roteiro do qual não de pode desviar. (linha de montagem)
Formalização Mínima: membros da organização precisam usar o seu próprio julgamento para decidir como agir. (consultório médico)
Tecnologia:
-Hage e Aiken classificaram as organizações em categorias de tecnologia rotineira e não rotineira.
Rotineira: mesmo procedimento, possui organização mais formalizada, possui supervisão, menos liberdade do trabalhador, trabalho padronizado.
Não rotineira: procedimentos variam, menor formalização, profissional mais livre e com maior nível de profissionalização.
-Relação entre rotinização e formalização
“As organizações com funções rotineiras têm maior probabilidade de possuir papeis organizacionais mais formalizados.” (Hage e Aiken, 1969)
O estudo acima de hage e aiken é coerente com os estudos do Aston Group (equipe de pesquisa de Pugh) no qual seu principal indicador de tecnologia era a integração do fluxo de trabalho.
Conclui-se que a tecnologia surge como um importante sinalizador do grau em que as atividades são estruturadas nessas organizações.
Dombusch e Scott, 1975, concluíram de seus estudos que um alto grau de rotina se associa a grande formalização.
A contradição de Glisson: Ele constata que especificações relativas à formalização determinam o grau de rotinizinação da prestação de serviços, ou seja, o oposto.
Tecnologia ligada a tradição e cultura
Comportamento numa organização não é aleatório e é direcionado por uma formalização em direção a uma meta.
Mudança de programa:
Organizações com rotinas altamente especificas para os membros seguirem tem pouco tempo, apoio ou reconhecimento para a participação em novas ideais e novos programas.
Formalização e impacto sobre os indivíduos
“Regras impessoais delimitam, em grande detalhe, todas as funções de cada indivíduo no âmbito da organização. Elas