Estrutura Organizacional - Formalização
1 INTRODUÇÃO 2
2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2
2.2 ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO 2
2.3 DEPARTAMENTALIZAÇÃO 3
2.4 CADEIA DE COMANDO 3
2.5 MARGEM DE CONTROLE 4
2.6 CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO 4
2.7 FORMALIZAÇÃO 5
3 CONCLUSÃO 6
4 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 7
1 INTRODUÇÃO
Entre todos os temas da administração, a área de estrutura organizacional foi a que mais sofreu mudanças e adaptações nos últimos anos, e isto devido ao dinamismo do mundo corporativo e forte concorrência empresarial.
Estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridade, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa, ou seja, a forma em que as atividades são divididas, organizadas e coordenadas.
Existem seis elementos fundamentais que os gerentes precisam considerar quando projetam a estrutura de sua organização: especialização do trabalho, departamentalização, cadeia de comando, margem de controle, centralização, descentralização e formalização. Cada um deles, descritos da seguinte forma:
2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
2.2 ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO
A divisão do trabalho, ou especialização do trabalho, descreve o grau em que as tarefas organizacionais são subdivididas em cargos distintos. Um trabalho completo não é executado por apenas uma pessoa. Ao contrário, ele é dividido em etapas, cada uma finalizada por uma pessoa diferente. Ao final dos anos 1940, a especialização do trabalho permitiu às empresas industriais a utilização mais eficiente das qualificações de seus funcionários uma vez que os trabalhadores qualificados são mais bem renumerados que os não qualificados. Dessa forma, os gerentes acreditavam que a divisão do trabalho oferecia uma fonte inesgotável de aumento da produtividade. E provavelmente isso era verdade, uma vez que a especialização não era amplamente praticada, sua introdução quase sempre gerava produtividade mais alta.
Por volta do inicio dos anos 1960, contudo, as