FORMALIZACAO
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
Aula 5
Inteligência Artificial
Campus Volta Redonda – Av. Dep. Geraldo Di Biase 81
Aterrado – Volta Redonda – RJ – Tel: (24) 3345-1700 – www.ugb.edu.br
ÁRVORES SEMÂNTICAS
Uma árvore semântica é um tipo de rede semântica que tem as seguintes propriedades:
Cada nó (exceto o nó raiz, descrito a seguir) tem exatamente um predecessor (pai) e um ou mais sucessores (filhos). Na árvore semântica da figura 1, o nó A é o predecessor do nó B: o nó A conecta-se por uma aresta ao nó B e vem antes dele na árvore. Os sucessores do nó B, nós D e E, conectam-se diretamente (por uma aresta cada) ao nó B e vêm depois dele na árvore. Podemos escrever estas relações como: suc(B) = D e pred (B) = A.
A natureza não simétrica deste relacionamento significa que uma árvore semântica é um grafo orientado. Em oposição, grafos não orientados são aqueles onde não há uma diferença entre um arco de A para B e um arco de B para A.
Figura 1: Uma rede semântica e uma árvore semântica.
Um nó não tem predecessores. Este nó é chamado de raiz. Em geral, ao fazer uma busca em uma árvore semântica, começa-se do nó raiz. Isto é devido ao nó raiz tipicamente representar um ponto inicial do problema.
Alguns nós não têm sucessores. Esses nós são chamados de folhas. Uma ou mais folhas são chamados de alvos. Estes são os nós que representam um estado no qual a busca foi bemsucedida.
Exceto as folhas, todos os nós têm um ou mais sucessores. Exceto a raiz, todos os nós têm exatamente um predecessor.
Um ancestral de um nó é um nó acima dele em algum caminho na árvore. Um descendente vem depois de um nó em um caminho na árvore.
Um caminho é uma rota na árvore semântica, que pode consistir em apenas um nó (um caminho de comprimento 0). Um caminho de comprimento 1 consiste em um nó, um ramo que parte deste nó e o nó sucessor ao qual este ramo chega. Um caminho que parta da raiz e vá até um alvo