formalismo, generalização e sistematização
Hoje ninguém considera justo o sistema de casta das sociedades feudais. Esses sistemas são injustos porque distribuem renda, riqueza, oportunidades e poder conforme o nascimento. Como ninguém é responsável pelas circunstâncias do próprio nascimento, não dependem de ninguém. Então, é um sistema arbitrário, por isso, injusto.
Nas sociedades de mercado essa injustiça é mitigada. Conforme o talento cada um pode seguir o rumo profissional que quiser, além de possuir igualdade perante a lei.
Então, corrigir esta injustiça seria corrigir a distribuição de riqueza social. A meritocracia visaria isso. A meritocracia reforçaria as condições de educação para os que merecem, ou seja, tem mais talentos independente . Também estabelece programas assistenciais para a população de baixa renda, para elevar a condição de disputa no mercado educacional. Assim, todos teriam o mesmo ponto de partida. O resultado da distribuição de renda por meio do livre mercado, conforme a meritocracia é justa. Os vencedores