280148060124
2035 palavras
9 páginas
A didática e seus fundamentosConceituaremos a didática como primeiro passo, no sentido de compreender histórica e social dessa área do conhecimento humano vinculado á educação. Mediante essa aparente simples concepção, percebemos a complexidade do campo didática, pois no ato de ensinar se encontram sintetizados os elementos e os sujeitos componentes de todo o processo educativo, professores, alunos, conteúdos, métodos, objetivos, educacionais, projeto político, projeto de homem a ser formados pela educação formação profissionais para atuação em sala de aula, condições, materiais do professor, condições física da escola, realidade material do estudante, com os quais convive o professor e ser destina o ensino, a necessário relação do ensino com aprendizagem do aluno.
O que alem dos elementos acima, implica no entendimento do funcionamento dos mecanismos de aprendizagem, que lhe da à psicologia da educação, ao conceito de didática. No seu sentido mais amplo, ou seja, para além das paredes da sala de aula,o mesmo nela,uma síntese,das relações macrossociais apontadas,uma definição em que a didática é vista como ensino materializado na sala.
A didática focaliza sua atenção sobre a aula, mas entende-a como uma manifestação do ensino ou do trabalho didático, procurando captar o que ela revela e o que encobre a luz da totalidade maior do fenômeno educativo definido como uma prática social numa sociedade de classes.
Percebemos que a autora trabalha dialeticamente, ou seja, consegue perceber a aula como síntese da social, o fenômeno educativo na sociedade capitalista.
Aqui também a autora aponta manifestação e não como essência em si do processo educativo pressupõe a necessidade de capturar essa essência, analise da sociedade de classes.
Analise dos fundamentos da didática denomina totalidade menores ou seja as dimensões histórica,antropológica,ideológica e epistemológica.
Cada uma dessas traz consigo, discussões de conteúdos da