Forma O Jur Dica Das Empresas
Atuação: Logística.
1 INTRODUÇÃO
Acompanhando o desenvolvimento histórico da Administração de Materiais, Podemos emitir um conceito de nossa disciplina:
"A Administração de Materiais compreende as decisões e o controle sobre o planejamento, programação, compra, armazenamento e distribuição dos materiais indispensáveis à produção ou ao funcionamento da entidade organizada".
É muito mais que um ramo da ciência e da tecnologia administrativa; pois trata de normas relacionadas com a gerência daquilo que sob a designação genérica de materiais, entram como elementos constitutivos e constituintes na linha de produção de uma empresa.
Tal designação abarca outros bens contábeis que, embora não contribuindo diretamente para a fabricação, fazem parte da rotina da empresa, por exemplo, os materiais de escritório, de limpeza para os serviços de conservação e de materiais de segurança para os serviços de prevenção de incêndios e de acidentes.
Tem sob sua responsabilidade as tarefas de compras, armazenagem, conservação, controle e distribuição física, cuidando desde a compra até a entrega aos utilizadores dos materiais pedidos, zelando para que não faltem materiais à produção e nem haja acúmulo de estoques.
Sintetizando: A Administração de Materiais tem por finalidade assegurar o contínuo abastecimento doas artigos necessários e capazes de atender as demandas dos setores produtivos ou ainda cuidar de todos problemas que tenham relação com os suprimentos e tudo o mais que possa representar investimento de capital de uma organização, fiscalizando, zelando e controlando, para que os abastecimentos sejam efetuados a tempo e à hora, concorrendo dessa forma para que se obtenha maior e melhor produtividade.
2 INTERLIGAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS COM AS DEMAIS ADMINISTRAÇÕES
Por motivos meramente didáticos, apresentaremos a Administração de Materiais como parte isolada, porém queremos salientar que na realidade nunca poderá ser analisada isolada do