Forma de platão
OS SENTIDOS DA FORMA:
1.
Sentido filosófico;
2.
Sentido lógico;
3.
Sentido epistemológico;
4.
Sentido estético.
1
O SENTIDO FILOSÓFICA
“As formas são universais já que podem estar em várias e muitas coisas ou
”
mesmo tempo
O conceito Grego de forma é representado por diversas palavras relacionadas principalmente com a visão ou a aparência das coisas.
Os registro escritos datam do período Homérico ( XII –VII a.C.).
O palavra μορφή (morphē) "forma" é de origem incerta.
As palavras φαινόμενα (phainomena) "aparências“ e o φαίνω (phainō) "brilho“, ἰδέα (idéia), εἶδος (eidos) são de raiz lingüística proto-indo-europeia.
O proto-indo-europeu é um idioma ao qual se atribui como raiz lingüística e ancestral comum das línguas indo-europeias.
Durante o século XIX, a grande maioria do trabalho lingüístico foi dedicado à reconstrução de suas "filhas", como o proto-germânico, e na maioria das técnicas atuais de lingüística histórica foram desenvolvidos como resultado destas pesquisas.
.
2
O SENTIDO FILOSÓFICA
A Teoria das Idéias ou Teoria das Formas faz parte do corpo conceitual e filosóficos de
Platão, (468/467-348/3470), na teoria as Formas são supra entidades de formas, nãomateriais e abstratas, vivendo o seu mundo próprio, inalteráveis e imortais, e que nunca nos surgem manifestadas; reside ai neste mundo das Formas a verdade, e esta é inteligível em um mundo de sensações.
E este mundo sensível é composto pelos objetos que conhecemos através das nossas sensações, é apenas uma imitação da idéia ulterior de Forma, portanto, uma ilusão.
A forma Aristotélica é aquilo que determina a matéria para ser algo, ou seja, aquilo através do qual uma coisa é o que é.
Platão formula a Teoria das Formas e Aristóteles a ratifica, embora com pressupostos divergentes. Platão fundou a Academia de Atenas, escola onde estudou Aristóteles e escreveu sobre diversos temas como epistemologia, metafísica, ética e política. Em seus diálogos um
dos