as formas degeneradas de governo para platão
A monarquia foi estabelecida contra a população em defesa das pessoas de bem. [...] Portanto a monarquia tem em comum com o poder aristocrático o fato de se dar mérito pessoal ou pelo dos avôs, pelo poder, pelos benefícios, ou por todos estes juntos... (ARISTÓTELES, 384 a.C. - 322 a.C. , p.151).
Argumenta- se que os que preferem o governo monárquico se baseiam no fato de que as leis, não poderiam dar conta dos casos particulares.
Na Aristocracia - do grego αριστοκρατία, de άριστος (aristos), melhores; e κράτος (kratos), poder, Estado -, o título de bom cidadão é sinônimo de nobreza. Onde o Estado é governado por um pequeno grupo de pessoas, tendo por finalidade o bem comum. Aristóteles chega a afirmar que a aristocracia é o poder confiado aos melhores cidadãos, sem distinções de nascimento ou riqueza. A aristocracia consiste, principalmente, em atribuir os cargos mais altos segundo o mérito. Seu primeiro objeto seria a virtude.
Nos próprios Estados em que não se cuida tanto da virtude não deixa de haver pessoas com reputação de probidade. Há, portanto, um ar de aristocracia em toda parte onde se observa a virtude, embora sejam prezadas também a riqueza e a popularidade, como entre os lacedemônios, que unem a popularidade ás considerações devidas á virtude. São estas duas espécies de aristocracia... (ARISTOTELES, p. 77-78).
Na “República”, Reúne o que há de bom em dois regimes