Resenha sobre as obras Brincadeiras de Criança de Cândido Portinari
Departamento de Ciências Humanas Campus IV- Jacobina
C.C: Seminário Interdisciplinar de Pesquisa I / Leitura e Proução Textual
Profª.Ms. Maria Iraídes da Silva Barreto
Gênero: Resenha
____________________________________________________________
BRINCADEIRAS DE CRIANÇA
Brincadeiras de criança por Candido Portinari, disponível em:
Luciana Freire, Thaiane Pinho, Vilebaldo Jesus, graduandos do curso de Letras Vernáculas, 1º semestre, Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Jacobina.
Portinari gostava de retratar brincadeiras, das quais seguramente participava quando criança, em algumas de suas obras. As obras de Portinari desenvolvidas nesse tema propiciam reflexões sobre a arte de brincar, do jogar desobrigadamente, sem o viés competitivo que impera na sociedade.
A arte é tão importante como qualquer outra disciplina ofertada no ensino básico, para a formação do indivíduo pensante. Ela ajuda no processo de formação de emoções e pensamentos lógicos, e assim incentiva a afirmação da identidade de quem a aprecia.
A apreciação da arte também faz parte do rol das desigualdades do nosso país, pois que temos a tradição de achar que a arte é somente para a elite, e que as pessoas com condição financeira menor não sabem apreciar uma boa arte. Mas é por isso que temos que vincular a arte no processo educacional básico e público, para democratizarmos a cultura.
Candido Portinari foi um artista plástico brasileiro,considerado um dos mais prestigiados do país, e foi um dos únicos pintores nacionais a alcançar maior projeção internacional. Pintou quase cinco mil obras. Suas pinturas se aproximam do cubismo, surrealismo e dos pintores muralistas mexicanos. O resultado é uma arte de características modernas.
Certamente, por influência de ter passado a sua infância numa cidade do interior, Portinari gostava de retratar brincadeiras, das quais seguramente participava quando criança, em algumas de suas