Fordismo
RESUMO
O texto aborda a ideia, nascimento, desenvolvimento e as problemáticas do fordismo. Inicialmente o texto traz como surgiu o modelo fordista através da sistemática de produção de veículos existentes no começo do século XX. O texto aborda que na década de 1970 o modelo fordista de produção começa a ser substituído pelo modelo pós fordistas, em síntese este método se dá através de novos modelos produtivos e com mudanças nas relações de trabalhadores e patrões. O modelo neofordista segundo seus seguidores citava que a questão principal é não houver uma ruptura do modelo fordista e sim uma adaptação do modelo inicial.
PALAVRAS-CHAVE: Fordismo, Pós-fordismo, Neofordismo.
INTRODUÇÃO
Há continuamente discussões pulsantes sobre o mercado de trabalho no mundo e suas metamorfoses, principalmente as transformações ocorridas nos últimos trinta anos. Fica claro que estas transformações alteram relações entre trabalhadores e patrões e o mundo em geral, principalmente após a assunção do suposto paradigma do pós-fordismo, que veio opor-se ao paradigma vigente do modo fordista de gestão e produção. Serão discutidas algumas teorias muito importantes relacionadas ao mundo do trabalho e se houve ou não o declínio do modo fordista de produção, a sistemática do fordismo e suas implicações, haverá debate sobre o pós-fordismo e as suas inovações no mundo do trabalho, haverá também discussões sobre o significado do termo neofordismo e por último, será proposta a conclusão do trabalho.
FORDISMO
O fordismo foi idealizado por Henry Ford e surgiu como uma “reação” à sistemática de produção de veículos existentes no começo do século XX. No modo de produção antigo, o ritmo de trabalho e a qualidade deste dependiam muito da habilidade dos artesões que eram verdadeiros artistas da arte mecânica.
A sistemática do fordismo é muito simples, mas extremamente inteligente, utilizando fortemente na